sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ética - Por Marcel Scognamiglio


PAT-ÉTICA

A visão do mundo é tão complexa, e falam tanto em ética...

A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral.)[1]. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

Um conceito bastante forte, mas falho, convenhamos. A ética não pode fazer-se força diante dos problemas todos, a propósito, essa mesma altera-se para adaptar-se aos costumes e crenças. Certo?

Digamos que a ética, ou seja, o bom comportamento para a sociedade de certo individuo não simboliza o mesmo comportamento em lugares diferentes do mundo. Um mulçumano acha ético matar em alguns casos? Estou errado? Sua religião lhe da base para tal. A sociedade ocidental não esta tão distante destes absurdos éticos. Basta recordar há pouco tempo o caso da garota de nove anos estuprada pelo padrasto. Um absurdo, um crime bárbaro e covarde que deve ser punido seriamente, pois fere nossa ética. Alto lá! O que dizer da postura da Igreja sobre o caso? Claro, a lei de Deus é única e perfeita, diz a bíblia sagrada, e nesta mesma consta que aborto, ou seja, trazer o fim á vida que esta por vir é crime religioso, ou seja, o caso fere a ética do catolicismo também. Mas além de tudo temos a parte humana de toda esta história. A vitima de nove anos, clinicamente falando, não estava preparada para ter um filho. Claro, santa mãe! Ela acabara de nascer! Morreria na certa, e por fim teríamos duas mortes. Resultado final? Feto eliminado. Médicos, pais e garota excomungados da igreja e estuprador preso com um terço nas mãos e uma bíblia embaixo dos braços.

Ainda mais fundo na questão ética do caso citado, podemos nos recordar das épocas de Grécia. É claro que foi uma piada. Mas por lá e por muito tempo, não era tão errado crianças se envolverem em atos sexuais. Logo, a origem da palavra, digo, a etimologia, o berço da ética simplesmente é o ponto alto do paradoxo. O que é a ética?

São as leis do bom senso que regem a conduta pessoal do ser humano na sociedade.

Então teríamos que fragmentá-la para obter verdades e respostas? Ética cientifica, ética religiosa, ética Ocidental, ética Oriental, ética do trabalho... Logo, surgem paradoxos que conflitam os diferentes tipos de ética.

Obviamente que é necessário uma única ética no mundo, a ética global. A única que possa abrigar como filhos todos os habitantes da terra. Mas como esperar a perfeição em um conjunto de normas para o bem do homem social sendo que nem ele, muitas vezes, lembra-se de oferecer ajuda aos próximos?

___


Marcel Scognamiglio

Nenhum comentário: